18 fevereiro 2011

Registo semanal: 14 a 18 de Fevereiro - Sala Palmo e Meio















Olá papás!
Esta semana voltámos a trabalhar intensivamente no mini-projecto "o meu corpo por dentro".
Na terça-feira abordámos o sistema respiratório. Visualizámos imagens sobre o mesmo numa enciclopédia do corpo humano para crianças e aprendemos muitas coisas novas. Aprendemos que necessitamos do oxigénio para sobreviver e os nossos pulmões funcionam como os balões, quando inspiramos enchem-se de ar e ficam gordinhos e quando expiramos ficam mais magrinhos. O ar, que não se vê mas está em todo o lado, entra pelo nariz, passa por um tubinho que se chama traqueia e vai para os pulmões. Este trajecto foi realizado pelas crianças numa ficha sobre o tema. Acrescentámos também ao Sr. Esqueleto dois balões que representam os seus pulmões.
O sangue recolhe o oxigénio necessário dos pulmões... Surgiu então a pergunta: E depois para onde vai o sangue? Então fomos mais além neste mini-projecto e ouvimos a história da viagem do sangue. Falámos então sobre o coração, sentimos as nossas pulsações e as dos amigos, ouvimos os nossos corações depois de umas corridas, vimos que os nossos corações são do tamanho da nossa mãozinha quando está fechada... Por fim, realizámos uma ficha, em que tivemos que colocar o coração no sítio correcto, pintar os rins (filtram o sangue) e desenhar as veias e artérias que percorrem o nosso corpo todo. Acrescentámos, também, ao Sr. Esqueleto o seu coração e rins.
Por fim, investigámos então para onde vai a comidinha que comemos e o que lhe acontece dentro do nosso corpo. Fizemos um registo colectivo e uma ficha individual sobre o tema e juntámos ao Sr. Esqueleto o sistema digestivo e este ficou finalmente completo.
Dinamizámos também a história "Rato Dentolas" e aprendemos a importância dos dentes no processo da digestão e alguns cuidados a ter para os manter saudáveis.
Estas actividades, promovem o conhecimento da criança relativamente ao mundo que a rodeia e as ciências naturais.
Todos os livros que estão a ser utilizados ao longo deste tema estão na sala para exploração individual e autónoma de cada criança.
No meio de todas estas actividades ainda tivemos tempo de brincar muito na nossa sala e aprender algumas noções básicas de informática.
Na Quarta-feira a professora Cátia dinamizou uma actividade, em inglês, sobre as cores.
Apesar de cansativa, esta semana foi repleta de novas aprendizagens muito importantes.
Até breve!

Sem comentários: