01 fevereiro 2013

Registo Semanal - Sala Palmo e Meio - 28 de Janeiro a 01 de Fevereiro de 2013

Olá papás!
Esta semana demos continuidade ao mini-projeto dos dinossauros.
Começámos a semana com a dinamização de uma história sobre dinossauros, em que teríamos que tentar adivinhar qual o dinossauro que se encontrava dentro das janelas consoante as caraterísticas mencionadas. Com esta atividade lúdica as crianças reforçaram alguns conhecimentos já obtidos acerca das diferentes espécies de dinossauros antes existidas no nosso planeta.
Brincámos também com os pequenos dinossauros trazidos pelo nosso amigo Tiago e entrámos no maravilhoso mundo do faz de conta, em que os dinos ganharam vida e comiam plantinhas se fossem herbívoros e lutavam pela sobrevivência sendo carnívoros. Os dinossauros com espinhos utilizavam-nos como meio de defesa.
Pesquisámos também nas enciclopédias que temos na sala alguns aspetos importantes sobre a vida e extinção dos dinossauros na vida terrestre.
Toda esta investigação estimula a curiosidade natural da criança e ajuda-os a perceber que podem adquirir conhecimento e cultura através dos livros e que eles sozinhos são capazes de o fazer, dando-lhes autonomia (área do conhecimento do mundo e área da formação pessoal e social).
Esta semana fizemos também alguns jogos e manipulação de blocos lógicos e peças de encaixe relativamente às cores, como forma de consolidar alguns conhecimentos, especialmente nos mais pequenos (domínio da matemática).
Fizemos ainda digitinta das nossas cores preferidas e desenhámos com os dedos e imprimimos em folhas A3 os nossos dinossauros preferidos (expressão plástica).
Realizámos também pegadas de dinossauros com massa de pão. Primeiro manipulámos a massa como sendo plasticina e de seguida demos asas à imaginação e reproduzimos as ditas pegadas. Como o tempo está muito húmido a massa ainda se encontra a secar, mas ao estarem secas serão pintadas das nossas cores preferidas.
Fizemos alguns jogos de locomoção em que as crianças, essencialmente, teriam de subir e descer obstáculos e por fim realizámos uma ficha alusiva ao tema, pintando de acordo com o sentido das setas.
Realizámos também uma ficha em que tivemos que desenhar os caminhos retos e ondulados dos dinossauros, desenvolvendo assi m a motricidade fina.
Hoje foi a sessão de ginástica, que foi muito divertida e onde dançámos muitas coreografias.
Bom fim de semana!

Sem comentários: