30 setembro 2011

Berçário A Cegonha - 26 a 30 de Setembro





Olá papás!
Esta semana ajudámos a construir o nosso mapa de aniversários, colocando os nossos pés e mãos nas carruagens do comboio (domínio sensório-motor).
Rasgámos também alguns papelinhos para depois colar no painel de Outono que está na nossa sala.
Mas como já sabem, nesta etapa, o mais importante é tentar uma relação pessoal com o bebé, fazendo gestos na comunicação corporal.
Brincar de cosseguinhas, miminhos, colinho, esconde-esconde, cantar canções, etc. é como passam a maioria do tempo os nossos bebés.

Nunca esquecendo que é relevante que a criança, apesar de tão tenra idade, comece também a manipular o material da sala, a forma de ela se sentir realmente feliz é receber carinho, tal como se tivesse com os papás em casa.

Há que respeitar a exploração livre de brinquedos, aproveitando para observar o comportamento do bebé (domínio sócio-afectivo).
É importante também que a refeição, o descanso e as trocas de fraldas ou roupinhas, não se convertam em algo rotineiro, dado que são momentos preciosos para estabelecer uma comunicação individual. Há que aproveitar esses momentos, para falar com eles, cantar, nomear as partes do corpo ao mesmo tempo que as toca...

Deixo-vos então, desejando um fim de semana muito feliz para todos!

Palmo e Meio - registo semanal - 26 a 30 de Setembro


























Olá papás!

Esta semana o Sr. Pirata João trouxe-nos um jogo muito engraçado e educativo, de modo a avaliar algumas noções matemáticas das crianças.

Primeiro tivemos que tirar de um saco algumas bolas com um número associado, em que cada criança, com os olhos fechados, teve que tirar uma e identificar o algarismo.

De seguida, trouxe-nos três caixas grandes com os algarismos de 1 a 3. E dentro delas estavam imensas bolas com números escritos (1, 2 e 3).

O objectivo era o grupo conseguir identificar o grafismo dos números, ou seja, na caixa nº 1 colocar todas as bolas que tinham escrito o nº 1, na caixa nº 2 pôr as bolas nº 2 e na 3 as bolas 3. Começámos apenas com duas caixas e poucas bolas e por fim acabámos com todas as caixas e todas as bolas.

Esta actividade, além de servir como diagnóstico, para saber qual o ponto de partida de cada criança relativamente a este tema, serviu também para promover o espírito de entre-ajuda. As crianças mais crescidas ajudaram e corrigiram os erros dos mais pequeninos. Serviu também como estratégia de motivação para a actividade seguinte, a realização de uma ficha, em que o grupo teve de associar o número à quantidade. Os mais crescidos já estão a aprender a fazer contas de somar, como poderão ver nas fotografias.

No dia seguinte, o pirata chegou à sala com outra super novidade. Por todo o Algarve, ele foi tirando fotografias com comidas, trajes, casas, paisagens, músicas, festas tradicionais, fez um filme e trouxe para a nossa sala para o vermos. Aprendemos muitas coisas que agora, com o passar das semanas, vamos explorando, vendo e experimentando por nós próprios consoante os nossos interesses. De vez em quando lá pedimos ao pirata para nos deixar ver o vídeo outra vez. Já lhe dissemos que queremos aprender a fazer doce fino, queremos aprender a dançar como os meninos do rancho (...). Tantos temas e actividades que virão aí para nós descobrirmos!

Neste vídeo vimos também que antigamente os senhores dedicavam-se à pesca e as senhoras ao campo. Eram os pescadores e as camponesas e esta era a forma de viver das pessoas no Algarve há uns anos atrás: pescar e plantar para comer.

Depois de termos visto este vídeo, utilizado como estratégia de motivação, as meninas pintaram camponesas e os meninos pescadores para colocar nos cabides das toalhas da nossa casa de banho, de modo a identificá-las. Com esta actividade avaliei a capacidade da criança pegar no lápis, a firmeza do traço e a capacidade de pintarem dentro do risco (grafomotricidade).

Todos os dias temos aprendido a escrever o nosso nome: os mais pequeninos ainda com a ajuda dos grafismos e os mais crescidos apenas com a ajuda do seu nome escrito em cartão. Na sala encontra-se uma caixa com o nome de todas as crianças e em qualquer altura eles poderão explorar essa caixa e o seu conteúdo, no sentido de identificarem e aprenderem a escrever o seu nome e o dos amigos.

Mais uma vez o pirata trouxe outra coisa muito interessante para nós vermos (estratégia de motivação). Enviou por e-mail para a nossa escola várias imagens alusivas à fauna de Portugal (Área do Conhecimento do Mundo). Aprendemos alguns aspectos importantes relativos a esses animais e, por fim, escolhemos o nosso preferido para o decorarmos com pinturas de dedos. Esses animais agora são utilizados como marcadores da roda da área de acolhimento da nossa sala e como marcadores das restantes áreas.

Esta semana fizemos, também, uma pintura muito original: pintámos com mata-moscas (Expressão Plástica)! Estas pinturas depois serão utilizadas para decorarmos as caixas de detergente que os papás trouxeram, que servirão como arquivadores dos trabalhos que vamos realizando ao longo do ano lectivo.

Assim, temos concluído este primeiro passo, que é o de preparar os espaços, mapas e as regras da sala, para que tudo decorra da melhor forma possível todos os dias (Área da Formação Pessoal e Social).

Hoje dinamizámos uma sessão de Expressão Corporal com o Panda, em que foram avaliadas capacidades como a lateralidade, coordenação motora, equilíbrio (...). No fim, relaxámos com uma música muito calminha!

Na próxima semana daremos início aos extra-curriculares, pelo que os nossos dias ainda vão estar mais ocupados de actividades fantásticas.

Iremos construir também muitos instrumentos musicais reciclados para enriquecer a área da música da nossa sala, pelo que vos peço, papás, que colaborem e tragam o material que vos foi pedido já na segunda-feira.

Esta semana irá para casa de uma criança a nossa magnífica boneca de trapos toda branquinha e pronta a ser decorada pelos nossos papás e filhotes! Esmerem-se, para depois irmos colocando as fotografias no blog!

Desejo então um óptimo fim de semana a todos! Para a semana cá estou com mais novidades!

23 setembro 2011

Os nossos lindos bebés!































































Olá papás!

É aqui, no Berçário A Cegonha, que os nossos bebés vão crescer e desenvolver-se até aos 12 meses.
Tudo se faz num ambiente calmo e tranquilo onde o afecto é o factor mais importante.
O Berçário é um "estágio" essencial para o estabelecimento dos alicerces mais adequados e equilibrados numa vida que se inicia, e que se quer o mais bem sucedida.

Deixo-vos então com as fotografias desta semana dos nossos bebés. Espero que gostem!

Nos intervalos dos miminhos e da rotina diária, os nossos pequeninos lá vão explorando o domínio sensório-motor, através da manipulação de alguns materiais e texturas.

Para a semana há mais novidades.

Bom fim de semana!

Início do ano lectivo - Palmo e Meio


























































Olá papás!
O inicío do ano lectivo está a ser fantástico, com muitas áreas e brinquedos novos para explorar.
A par das brincadeiras, temos vindo a construir os mapas que irão estar presentes na nossa rotina durante todo o ano. É de salientar que todos estes mapas estão relacionados com o tema do projecto curricular de sala do grupo : "À Descoberta de Portugal".
Assim, o mapa de aniversários é o mapa do nosso país, em que cada região corresponde a um mês e cada criança estampou a sua mão na respectiva data de nascimento.
O comportamento das crianças irá ser avaliado todos os dias, em que cada uma tem de reflectir sobre as suas atitudes e definir se irá obter uma bola vermelha, amarela ou verde. Isto obriga o grupo a ter consciência dos seus actos e a se responsabilizarem pelos mesmos. No final da semana é atribuída uma estrela de recompensa pelo bom comportamento às crianças que tiveram cinco bolinhas verdes. Esta estrelinha transforma-se então num belo docinho ou presente, como reforço positivo.
Esta semana recebemos uma fantástica visita. O Sr. Pirata João veio visitar-nos e gostou tanto de nós que resolveu ficar e ensirnar-nos tudo o que sabe no decorrer deste ano.
Ele parou na Praia da Rocha (o mapa de presenças é a praia onde o pirata atracou e fomos nós que o elaborámos), mas como o seu barco era muito grande e não cabía na nossa sala, ajudamo-lo a construir outro muito bonito, com uma porta para podermos entrar com ele nesta grande aventura, que vai ser descobrir Portugal.
Ele trouxe-nos também uns piratinhas para colorirmos e colocar nos nossos cabides e sapatos de modo a identificar-nos.
Além de tudo isto ele propôs-nos ir com ele dar a volta a Portugal em 9 meses e ensinar-nos os trajes, receitas, músicas, festividades, casas, paisagens, fauna e flora típicas de cada região de Portugal, começando pelo nosso Algarve.
Mais para o interior do país teremos de ir de comboio porque se não houver água o barco não anda. Então o nosso calendário é um comboio que, todos os dias, nos irá levar aos lugares mais escondidos de Portugal.

Foi lindo ver o sorriso estampado do grupo quando entraram e viram o Sr. Pirata na sala. Foi fantástico ouvir as perguntas curiosas de todas as crianças. E o mais especial de tudo isto, foi todos os meninos acreditarem na veracidade deste pirata. Como é bom ser pequenino e acreditar nos sonhos e na fantasia!

É saudável alimentar a imaginação dos mais pequenos. Os dias em que seres inanimados entram na nossa sala são momentos mágicos, com uma dose de encantamento inesquecível. As crianças fazem pedidos e promessas, ajudam a enfeitar e decorar o que lhes é pedido com toda a motivação do mundo, cantam músicas, ouvem histórias...
Independentemente das actividades e rituais de cada família, saiba que o mais importante é alimentar a fantasia, pois como dizia o psicólogo austríaco Bruno Bettelheim (1903-1990) no seu livro "A psicanálise dos contos de fadas", sem ela não existe a possibilidade de uma boa compreensão do que chamamos realidade.
“Para que uma história, por exemplo, realmente prenda a atenção da criança, deve entretê-la e despertar a sua curiosidade. Mas para enriquecer a sua vida, precisa estimular-lhe a imaginação; ajudá-la a desenvolver o seu intelecto e a tornar claras as suas emoções”, explica Bettelheim.
Por isso, estimular a fantasia é praticamente um “dever” dos pais e educadores porque faz parte do processo de educação de uma criança. Ao imaginar e brincar, a criança entende e aprende a lidar com os seus sentimentos. Há jogos que ajudam a vencer o medo, outros que representam verdadeiras cerimónias ou rituais de passagem, e os que imitam os grandes sentimentos da vida humana, como brincar de pai e mãe com bonecas.
O educador Celso Antunes, autor de mais de cem obras, entre elas "A linguagem do afecto – Como ensinar virtudes e transmitir valores" (Papirus Editora), reforça: “A criança precisa muito da fantasia, e não apenas como espectadora, mas como protagonista, vivenciando situações como montar a árvore para esperar o Pai Natal ou criar um ninho para o Coelhinho da Páscoa deixar o ovo.
Isso é necessário porque uma das mais importantes condições do cérebro humano é o poder da imaginação, que gera a criatividade e esta, por sua vez, provoca o progresso. Dessa forma, não se pode abrir mão de exercitar a imaginação da criança”.
Para Celso Antunes, a criança saudável saberá separar a fantasia da realidade. “Até os seis anos de idade, a capacidade de imaginar é muito forte, depois diminui”, observa.
“À medida que se desenvolve, adquire a linguagem verbal e internaliza novos conteúdos, e a forma de lidar com a fantasia tende a mudar”, completa Simone Maciel, psicóloga. Mas se uma criança de quatro anos vive no mundo da fantasia e tem dificuldade para aceitar a realidade, o estímulo para ela fantasiar deve ser menor.
No tempo certo, ela irá entender que os seres inanimados são apenas personagens e que só existem no nosso imaginário. “Não acredito que a criança se sinta enganada quando descobre que estas figuras não são reais. Elas vêm acompanhadas de todo um simbolismo e estão dentro de um contexto que permite tal fantasia. São figuras de ‘domínio’ popular, não fazem parte unicamente da vida de um indivíduo,” esclarece Simone Maciel.
Basta visitar uma loja de brinquedos para ver que a variedade é imensa. Sem tirar o mérito desses objectos projectados para desenvolver uma série de habilidades e, é claro, para divertir, o que é certo é que o prazer da brincadeira e do faz-de-conta está sendo deixado de lado.
“Pesquisas apontam que o consumo de brinquedos cresceu, mas não aumentou o número de brincadeiras como a macaca e saltar à corda”, afirma a pedagoga Maria Angela Barbato Carneiro. “O aspecto negativo é que a criança hoje brinca mais com o brinquedo do que com os amigos.” Além de estimular as antigas (e saudáveis) brincadeiras, os pais podem dar uma força à imaginação e apimentar a fantasia do seu filho.
Veja algumas dicas para a época natalícia, por exemplo:
- Monte um calendário de 1° a 24º de Dezembro. A criança aguarda o “grande dia”, abrindo diariamente um saquinho diferente, com uma lembrança ou poesia, que o “Pai Natal” deixou.
- Separe histórias relativas ao tema Natal e leia uma por dia para o seu filho.
- Escolha uma data e combine com o seu filhote a montagem da árvore de Natal.
- Incentive-o a desenhar cartões de Natal para enviá-los aos avós e tios.
- Selecione uma receita de biscoitos ou de um bolo e convide o seu filho a prepará-lo consigo.
- Ajude-o a escrever uma carta ao Pai Natal.
Bem, deixo-vos então a reflectir sobre este assunto e com as magníficas fotografias dos nossos pequenos magníficos!

Bom fim de semana!