30 setembro 2011

Palmo e Meio - registo semanal - 26 a 30 de Setembro


























Olá papás!

Esta semana o Sr. Pirata João trouxe-nos um jogo muito engraçado e educativo, de modo a avaliar algumas noções matemáticas das crianças.

Primeiro tivemos que tirar de um saco algumas bolas com um número associado, em que cada criança, com os olhos fechados, teve que tirar uma e identificar o algarismo.

De seguida, trouxe-nos três caixas grandes com os algarismos de 1 a 3. E dentro delas estavam imensas bolas com números escritos (1, 2 e 3).

O objectivo era o grupo conseguir identificar o grafismo dos números, ou seja, na caixa nº 1 colocar todas as bolas que tinham escrito o nº 1, na caixa nº 2 pôr as bolas nº 2 e na 3 as bolas 3. Começámos apenas com duas caixas e poucas bolas e por fim acabámos com todas as caixas e todas as bolas.

Esta actividade, além de servir como diagnóstico, para saber qual o ponto de partida de cada criança relativamente a este tema, serviu também para promover o espírito de entre-ajuda. As crianças mais crescidas ajudaram e corrigiram os erros dos mais pequeninos. Serviu também como estratégia de motivação para a actividade seguinte, a realização de uma ficha, em que o grupo teve de associar o número à quantidade. Os mais crescidos já estão a aprender a fazer contas de somar, como poderão ver nas fotografias.

No dia seguinte, o pirata chegou à sala com outra super novidade. Por todo o Algarve, ele foi tirando fotografias com comidas, trajes, casas, paisagens, músicas, festas tradicionais, fez um filme e trouxe para a nossa sala para o vermos. Aprendemos muitas coisas que agora, com o passar das semanas, vamos explorando, vendo e experimentando por nós próprios consoante os nossos interesses. De vez em quando lá pedimos ao pirata para nos deixar ver o vídeo outra vez. Já lhe dissemos que queremos aprender a fazer doce fino, queremos aprender a dançar como os meninos do rancho (...). Tantos temas e actividades que virão aí para nós descobrirmos!

Neste vídeo vimos também que antigamente os senhores dedicavam-se à pesca e as senhoras ao campo. Eram os pescadores e as camponesas e esta era a forma de viver das pessoas no Algarve há uns anos atrás: pescar e plantar para comer.

Depois de termos visto este vídeo, utilizado como estratégia de motivação, as meninas pintaram camponesas e os meninos pescadores para colocar nos cabides das toalhas da nossa casa de banho, de modo a identificá-las. Com esta actividade avaliei a capacidade da criança pegar no lápis, a firmeza do traço e a capacidade de pintarem dentro do risco (grafomotricidade).

Todos os dias temos aprendido a escrever o nosso nome: os mais pequeninos ainda com a ajuda dos grafismos e os mais crescidos apenas com a ajuda do seu nome escrito em cartão. Na sala encontra-se uma caixa com o nome de todas as crianças e em qualquer altura eles poderão explorar essa caixa e o seu conteúdo, no sentido de identificarem e aprenderem a escrever o seu nome e o dos amigos.

Mais uma vez o pirata trouxe outra coisa muito interessante para nós vermos (estratégia de motivação). Enviou por e-mail para a nossa escola várias imagens alusivas à fauna de Portugal (Área do Conhecimento do Mundo). Aprendemos alguns aspectos importantes relativos a esses animais e, por fim, escolhemos o nosso preferido para o decorarmos com pinturas de dedos. Esses animais agora são utilizados como marcadores da roda da área de acolhimento da nossa sala e como marcadores das restantes áreas.

Esta semana fizemos, também, uma pintura muito original: pintámos com mata-moscas (Expressão Plástica)! Estas pinturas depois serão utilizadas para decorarmos as caixas de detergente que os papás trouxeram, que servirão como arquivadores dos trabalhos que vamos realizando ao longo do ano lectivo.

Assim, temos concluído este primeiro passo, que é o de preparar os espaços, mapas e as regras da sala, para que tudo decorra da melhor forma possível todos os dias (Área da Formação Pessoal e Social).

Hoje dinamizámos uma sessão de Expressão Corporal com o Panda, em que foram avaliadas capacidades como a lateralidade, coordenação motora, equilíbrio (...). No fim, relaxámos com uma música muito calminha!

Na próxima semana daremos início aos extra-curriculares, pelo que os nossos dias ainda vão estar mais ocupados de actividades fantásticas.

Iremos construir também muitos instrumentos musicais reciclados para enriquecer a área da música da nossa sala, pelo que vos peço, papás, que colaborem e tragam o material que vos foi pedido já na segunda-feira.

Esta semana irá para casa de uma criança a nossa magnífica boneca de trapos toda branquinha e pronta a ser decorada pelos nossos papás e filhotes! Esmerem-se, para depois irmos colocando as fotografias no blog!

Desejo então um óptimo fim de semana a todos! Para a semana cá estou com mais novidades!

Sem comentários: