30 setembro 2011

Berçário A Cegonha - 26 a 30 de Setembro





Olá papás!
Esta semana ajudámos a construir o nosso mapa de aniversários, colocando os nossos pés e mãos nas carruagens do comboio (domínio sensório-motor).
Rasgámos também alguns papelinhos para depois colar no painel de Outono que está na nossa sala.
Mas como já sabem, nesta etapa, o mais importante é tentar uma relação pessoal com o bebé, fazendo gestos na comunicação corporal.
Brincar de cosseguinhas, miminhos, colinho, esconde-esconde, cantar canções, etc. é como passam a maioria do tempo os nossos bebés.

Nunca esquecendo que é relevante que a criança, apesar de tão tenra idade, comece também a manipular o material da sala, a forma de ela se sentir realmente feliz é receber carinho, tal como se tivesse com os papás em casa.

Há que respeitar a exploração livre de brinquedos, aproveitando para observar o comportamento do bebé (domínio sócio-afectivo).
É importante também que a refeição, o descanso e as trocas de fraldas ou roupinhas, não se convertam em algo rotineiro, dado que são momentos preciosos para estabelecer uma comunicação individual. Há que aproveitar esses momentos, para falar com eles, cantar, nomear as partes do corpo ao mesmo tempo que as toca...

Deixo-vos então, desejando um fim de semana muito feliz para todos!

Sem comentários: