15 abril 2011

Registo semanal - 11 a 15 de Abril - Sala Palmo e Meio



















Olá queridos papás!
Esta semana demos início ao tema desta época especial que se avizinha: a Páscoa.
Dinamizámos a história do Coelhinho da Páscoa e descobrimos a origem de algumas tradições e costumes (área da linguagem oral e abordagem à escrita e área do conhecimento do mundo).
Decorámos o Coelhinho e o super ovo da Páscoa (expressão plástica e motora). Foram dados às crianças diversos materiais de expressão plástica e sugeridas diferentes técnicas e cada uma delas utilizou a sua criatividade e imaginação para elaborar o mais bonito ovinho. Ficaram lindos os nossos trabalhos! Neste tipo de actividades, além das crianças serem estimuladas no sentido de serem criativas e saberem manusear correctamente materiais e técnicas de expressão plástica, desenvolvem a nível gráfico-motor e são levadas a tomar as suas próprias decisões e opiniões relativamente ao trabalho que querem realizar e a defender as suas escolhas. Tornar-se-ão assim adultos pensantes, criativos, com sentido de estética e responsáveis pelas suas decisões (área da formação pessoal e social).
Dando continuidade ao tema, realizámos uma ficha. Foi-nos lido e dado um poema do Coelhinho da Páscoa, em que tivemos que encontrar e rodear todas as letras "C" de coelho (área da linguagem oral e abordagem à escrita).
Realizámos também uma sessão de expressão corporal e psicomotora, em que fomos todos Coelhinhos da Páscoa. Tivemos que dar saltos grandes, cambalhotas, rastejar, dançar (...), fizemos corridas de estafeta e brincámos com bolas (coordenação motora e lateralidade). Por fim, de modo a voltar a estabelecer calma no grupo de crianças, realizámos um jogo em cada um era coelho e tinha que escolher um amigo na roda para oferecer um ovinho "faz de conta" e um beijinho. Esta última actividade ajuda as crianças a respeitarem o próximo e a desenvolver um sentido mais profundo de amizade, uma vez que nem todos aceitam ser amigo de qualquer membro do grupo. É claro que nesta faixa etária já estão bem definidas as preferências das crianças por estarem na companhia dos melhores amigos, no entanto todos têm que se respeitar e aceitar a presença do próximo, seja ele quem for.
Demos início, também, à realização dos presentinhos da Páscoa para oferecer aos papás.
A professora Cátia, esta semana, fez de conta que era nutricionista e ensinou-nos a construir um prato super saudável. Metade de vegetables or salads, um terço de meat or fish e outro terço de pasta, rice or potatos.
Hoje (Sexta-feira), fizemos algumas brincadeiras com balões: conjuntos, padrões e associação de número-quantidade (domínio da matemática). Fizemos de conta, também, que os balões eram volantes de automóveis e tivemos que respeitar a cor do semáforo (arcos).
Por fim, realizámos uma ficha em que tivemos que pintar alguns elementos existentes na rua de acordo com o símbolo que nos foi dado (domínio da matemática e expressão motora).
Esta semana o António fez anos. Fizemos uma festa e demos início à realização do seu presente.
Trabalhámos muito esta semana! E para a semana há mais...
Bom fim de semana a todos os papás e filhotes!

1 comentário:

mamacita & dadá disse...

Um beijinho à equipa e em especial à Rita por deixar aqui o testemunho de cada semana e podermos acompanhar a evolução dos rebentos

Beijinhos

Joana