08 abril 2011

Registo semanal - 04 a 08 de Abril - Sala Palmo e Meio















































Olá paizinhos!
Esta semana foi fantástica, porque fomos pequenos cientistas!
Como preparação para a visita ao Centro da Ciência, em Lagos, resolvemos fazer uma pequena experiência científica: separar as cores dos nossos marcadores. Preparámos todo o material de laboratório, criámos hipóteses, experimentámos com as nossas próprias maõzinhas, observámos com os nossos olhinhos e tirámos as nossas conclusões!
E na Quarta-feira lá fomos para Lagos! O nosso dia começou bem cedinho e quando já estavamos todos reunidos na estação ainda demos um saltinho ao jardim Gil Eanes para esticar as perninhas antes da tão esperada viagem de comboio! E antes de entrarmos no comboio ainda comemos umas bolachinhas, bebemos água e fizemos os xixis! Finalmente o comboio chegou... Entrámos e queríamos todos ficar perto da janela, para não perder pitada do que se passava lá fora. Os lugares foram rotativos e num instante chegámos a Lagos.
Dirigimo-nos à Marina de Lagos, vimos o rio e os barquinhos e brincámos mais um bocadinho.
Já era hora de almoço e fomos andando até à piza hut. Os meninos que lá trabalham foram muito simpáticos e trataram-nos muito bem. Deram-nos uma sopinha de legumes fantástica, fatias de piza de tomate, queijo e fiambre e nunca deixavam os copos de sumo chegar ao fim. Até nos fizeram salada de frutas com ananás! Comemos tudo e portámo-nos como meninos crescidos que somos!
Estava quase na hora da visita ao Centro da Ciência... Fizemos um comboio e fizemo-nos ao caminho! Passámos a ponte, o calçadão e finalmente chegámos!
Fomos muito bem recebidos no Centro e as meninas, que além de sábias eram mágicas, foram muito queridas para nós e explicaram-nos muitas, muitas coisas e deixaram-nos mexer em tudo, mas claro, sempre com muito cuidadinho! Lemos a história dos Descobrimentos num livro digital, mexemos em bússulas e vimos para onde era o Norte, construímos puzles gigantes do planeta Terra, navegámos num barco a remos e num navio, vimos a nossa pele com uma lupa, construímos um rádio, vimos jogos de luz com espelhos, aprendemos vários truques com nós em cordas, fizemos corridas com barcos à vela, fizemos ondas, estudámos densidades, pesos, medidas... ufa... aprendemos mesmo muitas coisas. Mas o melhor foi mesmo brincarmos no barco dos piratas e andar nos escorregas e balancés.
Apesar de já cansados, voltámos até à Marina de Lagos, onde lanchámos madalenas com suminho, brincámos mais um pouco e dirigimo-nos até à estação de comboios para voltar para Portimão.
Depois de comprados os bilhetes, entrámos no comboio e quase todos adormecemos.
Quando chegámos a Portimão os papás já estavam todos à nossa espera, para contarmos a nossa pequena aventura em Lagos!
Estas actividades são fantásticas! Devido ao trabalho conjunto que existe entre a nossa escola e os papás, os nossos meninos brilham em todo o lado que vão, todos os adoram, porque além de umas ternurinhas são todos super, hiper, mega inteligentes ;)
A par da visita, ainda nos sobrou tempo para realizarmos duas fichas, brincarmos no espaço exterior e nas áreas da sala, jogarmos no computador, realizarmos uma sessão de jogos de grupo e uma sessão de inglês.
Para a semana haverão com toda a certeza mais novidades!
Bom fim de semana!

1 comentário:

mamacita & dadá disse...

Realmente estas visitas enriquecem imenso as crianças! Só temos que agradecer a iniciativa e claro pedir mais :-)
Beijinhos e obrigada a toda a equipa :-)
Joana ( Mãe da Victória)