28 março 2013

Registo Semanal - Sala Palmo e Meio - 25 a 29 de Março de 2013

Olá papás!
Como a Páscoa se aproxima e é uma época em que se come muitos chocolatinhos que, por sua vez, podem criar micróbios nos dentes e futuras cáries, esta semana abordámos um dos temas do nosso projeto de sala - os micróbios. Aprendemos a importância de escovar os dentinhos para exterminar esses seres minúsculos que teimam estar em todo o lado!
Por outro lado é uma altura do ano em que muitos meninos e crescidos ficam constipados e nunca é demais lembrar os cuidados a ter para evitar o contágio.
Então comecei por dinamizar uma história sobre os micróbios das gripes - "onde meto o meu nariz". De seguida dialogámos e debatemos algumas ideias principais inerentes à história (área da expressão e comunicação - linguagem oral) e depois dramatizámos a mesma (expressão dramática). Foi muito interessante verificar que a maioria das crianças, mesmo as mais novas, conseguiram retirar as ideias mais importantes a reter com este tema - como se propagam os micróbios e o que fazer para evitar esse fato.
Da parte da tarde realizámos um jogo de grupo - "o micróbio escondido" (expressão dramática). Uma vertente dos jogos das escondidas, de modo a reforçar o tema.
Na Terça-feira visualizámos micróbios no microscópio - os micróbios das nossas mãos, do nosso nariz, das nossas unhas, dos nossos cabelos, dos nossos dentes... Vimos também uma lagartinha microscopicamente e uma formiga (área do conhecimento do mundo). Depois realizámos um desenho sobre tudo o que tínhamos observado (expressão plástica).
Da parte da tarde fizemos a experiência das três maças: em que uma já se encontrava doente, a outra passámos os micróbios da doente para a ainda saudável e por último tínhamos uma maçã saudável.
Fizemos as nossas observações e discutimos as nossas ideias e chegámos à conclusão que a maçã saudável se manterá assim porque não teve em contacto com as doentes e que é por isso que temos de ter cuidado quando espirramos ou tossimos para cima dos outros meninos quando estamos constipados (área da formaçaão pessoal e social). É importante também lavar as mãos porque as nossas mãos estão sempre em contacto com tudo e assim cheias de micróbios.
No dia seguinte visualizámos um filme sobre este tema, onde apareceu um novo conceito - glóbulos brancos. Percebemos que estes são os guerreiros do nosso corpo e o defendem de todos os micróbios maus que entram nele e nos tentam deixar doentes. Para os glóbulos brancos estarem sempre fortes, temos de comer frutas e legumes, beber muita água e fazer desporto. Muitos doces deixam os glóbulos brancos fraquinhos. Por isso há que ter cuidado!
Hoje cantámos algumas canções alusivas à Páscoa.
Na próxima semana continuaremos com algumas atividades alusivas aos micróbios, pois o grupo encontra-se bastante motivado com o mesmo. Abordaremos também a importância de defender sempre a verdade em detrimento das mentiras (1 de Abril).
Bom fim de semana a todos!

Sem comentários: