03 maio 2013

Registo - Sala Palmo e Meio - 03 de Maio de 2013

Olá papás, estas duas últimas semanas temos realizado várias atividades relacionadas com o dia da mãe e que abrangem e promovem todas as áreas de conteúdo da creche.
Assim, começámos por ouvir uma história sobre o tema em que de seguida e em grande grupo discutimos a importância do papel da figura materna dentro da família (área da formação pessoal e social).
Ouvimos também algumas canções e dramatizámo-las desenvolvendo assim o jogo simbólico e o faz de conta que é tão importante nesta faixa etária. Dá a capacidade à criança de fantasiar e experimentar várias situações do quotidiano tentando resolver todos os tipos de problemas que vão acontecendo, especialmente ajuda-os a lidar com algumas frustações como a disputa por papés de relevância e na discussão de como segue o rumo da brincadeira, no fundo de quem toma o partido de liderança.
Fizemos também uma ficha sobre o tema em que tivemos que recortar ou rasgar bocadinhos de papel de seda, amachucar até fazer bolinhas apertadas e colar nos corações (expresssão grafomotora). Além disso as crianças pintaram apenas o menino que se encontrava atrás dos ditos corações. Antes desta atividade fizemos vários jogos abordando o conceito à frente e atrás (domínio da matemática).
Relativamente à realização do presente para oferecer à mãe, começámos por escolher um lindo poema (linguagem oral e abordagem à escrita). De seguida colorimos espátulas e flores das nossas cores preferidas com pincel e rolo e ao estar seco colámos todas as peças. Ficou um lindo marcador de livros!
Carimbámos ainda papel manteiga com motivos alusivos às mães e de cor de rosa, deixámos secar e embrulhámos os marcadores. Colámos ainda uma fitinha e o poema. Espero que as mamãs gostem do nosso presente pois foi feito com muito amor, carinho e dedicação!
Tivemos ainda tempo para fazer umas lindas florinhas de Primavera que pendurámos na nossa sala (expressão plástica).
Além de toas estas atividades pedagógicas aproveitámos o espaço exterior da nossa escola em que realizamos vários jogos infantis.
Na próxima semana haverão mais novidades.
Bom fim de semana a todos!

Sem comentários: