12 agosto 2011

Semana de 8 a 12 de Agosto - Sala Meio Palmo e Palmo e Meio - Visita de Estudo à Biblioteca Municipal de Portimão




















Olá Papás...
Estamos de volta para contar mais uma das nossas aventuras/ visitas de estudo a um espaço exterior á instituição, neste caso a Biblioteca Municipal de Portimão.
Começamos a nossa manhã na escolinha de onde fomos transportados para a biblioteca na nossa carrinha.
Estivemos ainda algum tempo sentados á sombra, no espaço exterior da Bilblioteca à espera dos demais amigos, neste meio tempo a amiga Mónica e Sol fartaram-se de nos alertar para a importância e o porquê do silencio na biblioteca.
Entramos na Biblioteca e fomos apresentado a uma amiga a Cristina, que nos fez uma visita guiada pelo espaço, conhecemos a secção do adulto, a secção de áudio visuais e a secção infantil. ficamos a saber que este é o único sitio onde não devemos arrumar os livros, ou seja, que quando tiramos um livro da prateleira não o devemos voltar a colocar no lugar, mas sim deixa-lo num carrinho que se encontra junto às prateleiras.
Posteriormente fomos conhecer o espaço exterior onde nos foram contadas duas histórias muito engraçadas. A hora do conto é um espaço de animação infantil que, utilizando diferentes abordagens, visa fomentar o gosto pela leitura, enriquecer o imaginário infantil e promover o livro enquanto objecto de valor.

A biblioteca é um espaço muito importante no contexto infantil no sentido em que devemos incutir aos nossos meninos e/ou aos nossos filhos a importância importância do livro e da leitura como fonte de saber e de cultura e como meio eficaz de aperfeiçoamento linguístico.
Porem temos consciência que os nossos meninos aprendem muito do que sabem acerca do mundo e da vida espontâneamente, em contextos muito diversificados, dai todas estas saídas ao exterior que temos realizado neste verão.
Temos ainda consciência que cada vez é mais difícil estimular as crianças nesta direcção, no sentido em que cada vez mais são bombardeadas pelas novas tecnologias e acabam por deixar os livros de parte.
Contudo cabe nos a nós Educadores, Professores e Pais, proporcionar meios para direccionar e/ou estimular as crianças para o livro, para a leitura.
Sabemos que é, sem dúvida, na escola e, frequentemente, através do livro, que aprendem de forma mais organizada a sistematizar as informações e os conhecimentos, a pensar, a olhar com espírito crítico a realidade circundante, a problematizar o mundo, a encontrar resposta para os problemas que enfrentam, a respeitar as diferenças étnicas, sociais e pessoais e, muitas vezes, a interiorizar os seus direitos e deveres, como pessoas e como cidadãos. Enfim, o contacto com o livro enriquece culturalmente o indivíduo e promove a sua autonomia. Para já não falar, especificamente, da importância do livro e da leitura para o melhoramento da competência linguística oral e para a aprendizagem do código escrito da sua própria língua. Dai a importância desta visita á biblioteca e a inportancia que o livro tem para a criança.

A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes enverga o nome de um dos mais ilustres cidadãos portimonenses e reconhecido escritor, este espaço é hoje um sitio privilegiado de leitura e contacto com o universo da literatura.

Foi inaugurado em 06 de Novembro de 1993, e faz parte das infra-estruturas concelhias de cultura pertencendo à Rede Nacional de Leitura Pública.

A Biblioteca Municipal de Portimão promove o desenvolvimento de capacidades culturais, intelectuais e sociais na comunidade onde se insere, a partir de um leque de suportes informáticos, serviços e actividades diversificadas, que disponibiliza, para que sejam satisfeitas as necessidades individuais e colectivas em matérias como Educação, Cultura e Lazer.

Neste espaço encontra os seguintes serviços:

- Serviço de Informação à Comunidade;
- Leitura de Presença;
- Empréstimo Inter bibliotecas;
- Periódicos;
- Consulta Local de Reservados;
- Catálogo Público Online:
- Consulta de Internet;
- Realização de trabalhos;
- Fotocópias;
- Diários da República;
- Salas de Leitura;
- Áudio-vídeo;
- Sala Polivalente;
- Empréstimo Domiciliário;

Para utilizar alguns dos serviços prestados pela biblioteca deverá inscrever-se e pedir um cartão de utilizador. A inscrição de utilizadores com idades inferiores a 12 anos inclusive, será sempre feita mediante autorização e identificação do encarregado de educação. O cartão pode ser obtido no balcão de atendimento, no átrio da Biblioteca Municipal em Portimão ou, ainda, nos balcões dos Pólos de Leitura de Alvor e Mexilhoeira Grande. Além dos residentes, podem ainda obter cartão de utilizador caso seja estudante ou exerça uma actividade profissional no concelho, mediante apresentação de documento comprovativo. (cartão de estudante, contrato de trabalho, recibo de vencimento...).
A obtenção do cartão de utilizador, requer a apresentação de um documento de identificação pessoal.

Para residentes
- Bilhete de Identidade;
- Carta de condução;
- Comprovativo de residência no concelho
(recibo da água/electricidade/telefone)

Para não-residentes
- Cartão de Estudante;
- Contrato de Trabalho;
- Recibo de Vencimento;



- Biblioteca online e serviços associados.


Através da consulta online do catálogo www.bmmtgomes.pt são facultados ao utilizador alguns serviços, como conteúdos actualizados sob a forma de bibliografias seleccionadas, orientações sobre a utilização do espaço e serviços, consulta do registo de utilizador com possibilidade de reservas, sugestões e alteração de dados definidos.

Bom por hoje ficamos por aqui...
Bom fim de semana, aproveitem bem os três diazinhos de descanso
Beijocas a todos...




Sem comentários: