05 agosto 2011

Visita ao Parque da Juventude





























Olá papás!
Esta semana, além de muitas brincadeiras, especialmente no espaço exterior da nossa instituição, fomos fazer o tão esperado piquenique no Parque da Juventude.
Fomos na carrinha da nossa escola e quando chegámos andámos nos baloiços e nos escorregas. Demos uma volta pelo parque, corremos, vimos as árvores e as flores e demos pãozinho às galinhas e aos patos. Por fim, comemos sopinha, piza e melão e bebemos suminho.
Estas visitas são muito importantes na medida em que a criança entra em contacto directo com a natureza e o mundo é percebido sob três pontos: o sensorial, uma vez que a criança terá contacto com diversos tipos de cheiros, cores, formatos e texturas; o físico, porque há um aumento dos movimentos necessários para o equilíbrio e crescimento infantil; e o espacial, pois a criança percebe que a natureza é muito maior do que a casa ou apartamento em que habita.
O contacto com a natureza faz com que as crianças desenvolvam mais o seu potencial criativo, uma vez que saem para explorar o meio ambiente natural. Além disso há uma gama enorme de possiblidades, de brincadeiras ao ar livre, que podem ser inventadas pelas mesmas no campo, pela curiosidade natural que o meio ambiente desperta nas pessoas.
Quando há uma mudança do quotidiano, as crianças relaxam,descontraem e descansam. E a oportunidade de conhecer plantas e animais é muito proveitosa, uma vez que a criança, assim, desde cedo aprende a preservar o meio ambiente, fazendo com que ela se sinta parte do mundo que a rodeia.
Saliento ainda que o grupo ao estar junto fora da escola é óptimo,pois nesses momentos de descontração os laços de amizade acabam por se fortalecer, ficando para sempre guardados na memória infantil.
No campo as crianças sentem-se livres para explorarem esse meio ambiente desconhecido. Sempre com regras e limites, elas devem experimentar e tirar as suas dúvidas sobre todas as coisas que o campo oferece.
Os especialistas orientam que explorar um local novo, sob a supervisão do adulto é claro,traz sempre segurança e autoconfiança para a criança, aumentando a sua criatividade e o respeito que se deve ter pela natureza.
Deliciem-se agora com as fotografias dos nossos queridos meninos!
Bom fim de semana a todos!

Sem comentários: