29 julho 2011

Semana de jogos no espaço exterior - salas Meio Palmo e palmo e Meio














































Olá Papás esta foi uma semana muito divertida, na qual o exercício físico/desporto esteve sempre presente.
Esta semana jogámos futebol, basquetebol, fizemos corridas de triciclo e muitas outras brincadeiras e jogos no espaço exterior da instituição.
Nós enquanto instituição consideramos fundamental que as crianças brinquem e aprendam a brincar, sendo que a maioria dos nossos jogos e/ou brincadeiras têm sempre incutidas oportunidades educativas voltadas para satisfazer as necessidades de aprendizagem e aquisição de conhecimentos basico para cada faixa etaria.
O jogo é importante em vários niveis de desenvolvimento no sentido em que vincula-se ao sonho, à imaginação,à criatividade, ao pensamento simbolico e ao desemvolvimento da motricidade global.
O caracter ludico e a aprendizagem, patentes nos jogos, não podem ser separados, pois o jogo e/ou a brincadeira são por si só, uma situação de aprendizagem. As regras, a criatividade e imaginação favorecem á criança comportamento além dos habituais. Nos jogos ou brincadeiras a criança age como se fosse maior que a realidade, e isto, inegavelmente, contribuem de forma intensa e especial para o seu desenvolvimento.
Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.
Por hoje ficámos por aqui...
beijocas a todos e bom fim de semana ...

Sem comentários: