20 janeiro 2012

Salas Meio Palmo e Sementinha- Resumo da semana de 16 a 20 de Janeiro

Olá papás!

Esta semana continuámos a trabalhar o nosso projecto “Um Mundo de Cores”. A semana passada surgiu a curiosidade de conhecer o menino vermelho da história “Meninos de todas as cores” e então lá começámos a pesquisar para podermos conhecer melhor os seus costumes. Assim, esta semana terminámos os acessórios que iniciámos a semana passada e ficaram bem giros!
Como na semana passada os meninos gostaram muito de ouvir a história foi proposto às crianças que a educadora contasse a história através de fantoches. E assim foi, os meninos pintaram os fantoches e portaram-se muito bem a ouvir/ver a história. Em Seguida foi a vez dos meninos experimentarem, eles próprios, os fantoches.(com esta actividade trabalhámos a expressão dramática e a expressão motora).
Houve ainda tempo para os meninos conhecerem o número 2 e fazerem uma colagem, bem como começarem a conhecer o seu nome e, para isso, também fizeram uma ficha de grafomotricidade onde tinham de conseguir passar com a caneta por cima dos tracinhos onde estava escrito o nome de cada um ao qual, depois, faziam o desenho deles mesmos. Uns meninos já começam a ter noção do seu esquema corporal e já desenham a cabeça, tronco e membros! Com estas duas fichas trabalhou-se o domínio da matemática, linguagem oral e abordagem à escrita, assim como, a expressão motora (motricidade fina).
No final da semana foi mostrado aos meninos imagens de várias tribos índias e os seus habitantes.
Para a semana continuamos a trabalhar o nosso projecto!
Bom fim-de-semana!

Salas Meio Palmo e Sementinha- Resumo da semana de 9 a 13 de Janeiro

Olá papás!

Cá estamos nós para contar mais novidades da nossa semana na casinha!
Esta semana iniciámos as actividades acerca do projecto: “Um Mundo de Cores”. Para isso a educadora levou dois livros que tratam o tema da Multiculturalidade.
O livro escolhido foi o da autora Luísa Ducla Soares “Meninos de todas as cores” que mostra as diferentes raças que existem no mundo. Trabalhando, assim, o conhecimento do mundo e a formação pessoal e social dos meninos, ajudando-os a perceber que existem pessoas diferentes de nós. Depois de ser contada a história foi proposto aos meninos desenharem um dos meninos da história, o que mais tivessem gostado. E como podem verificar pelas fotografias, os meninos já executam a garatuja controlada e já sabem desenhar, uns melhor do que outros, as diferentes partes do corpo.
No dia seguinte foi-lhes mostrado, através do computador, a história de onde surgiu o interesse acerca do menino vermelho, o Índio. Assim, fomos procurar noutro livro, informação acerca do menino vermelho e descobrimos várias coisas. Uma delas é que os índios usam um acessório na cabeça e que pintam a cara! Então surgiu a ideia de o fazer. Assim a educadora recortou tiras de cartão e os meninos colaram pedaços de tecidos e, também, bolas de papel crepe, feitas por eles, e, por fim, colaram penas coloridas! Enquanto uns meninos faziam este trabalho, outros acabaram trabalhos pendentes e outros fizeram uma ficha de grafomotricidade com os seus nomes e, de seguida, fizeram um desenho sobre si mesmos.
Na continuação do projecto, ouvimos músicas de índios e fizemos os sons que eles fazem à volta da fogueira.
Para a semana continuamos com mais actividades para conhecer este menino vermelho!

13 janeiro 2012

Registo Semanal - Sala Palmo e Meio - 09 a 13 de Janeiro de 2012






























































































































































































Bom dia Papás!

Começámos a semana por terminar alguns trabalhos pendentes, nomeadamente a pintura alusiva ao dia dos reis.

Na Segunda-feira realizámos também o registo do fim de semana, que tem como objectivo a criança saber que é possível colocar em palavras no papel o que falamos, saber exprimir-se primeiro através da linguagem oral utilizando o tempo passado e depois através do desenho. Esta actividade promove a área da linguagem oral e abordagem à escrita e a expressão plástica.

Na Terça-feira visualizámos um filme sobre o Norte de Portugal (Área do Conhecimento do Mundo e Formação Pessoal e Social). Características da paisagem, das casas, o tempo, o vestuário, músicas, danças e trajes típicos, gastronomia, sotaques... Depois de conversarmos um pouco acerca do vídeo, pusemos as mão à obra e demos início à realização do traje minhoto.

Começámos por pintar folhas de guardanapos de dourado. Recortámos corações de cartão, colámos o guardanapo já seco dos dois lados do coração, fizemos argolinhas e voilá, fizemos um colar de minhota! Nesta actividade as crianças tiveram que usar a sua capacidade de criatividade e imaginação de modo a construir, com os materiais disponíveis, um colar semelhante à realidade. E o resultado foi fantástico!

Na Quarta-feira, dramatizámos a música do panda "as cinco vogais". De seguida fizemos vários jogos de grupo de acordo com o tema (levantar-se quando era dita uma palavra que iniciava com a sua vogal, por exemplo).

Realizámos também uma actividade em pequeno grupo em que as crianças tiveram que se ajudar umas às outras de modo a encontrar as vogais num poema. Por fim, de modo a conseguir avaliar, cada criança realizou uma ficha individual, em que teria que encontrar todas as vogais presentes nas cidades do Norte de Portugal.

Estas actividades promoveram a expressão dramática (capacidade de se exprimir através do movimento corporal e da voz...), área da linguagem oral e abordagem à escrita (identificar todas as vogais escritas com diferentes fontes...), área da formação pessoal e social (ter capacidade de entreajuda).

Na Quinta-feira, pintámos círculos de diferentes tamanhos e várias cores para dar forma às flores que irão enfeitar os trajes minhotos. Este tipo de actividades promove, essencialmente, a capacidade de cada criança estar sensível às tradições, usos e costumes de cada região.

Hoje fizemos a nossa sessão de expressão motora no espaço exterior.

Deixo-vos então com as fotografias, com votos de um fim de semana excelente ;)

Registo Semanal - Berçário A Cegonha - 09 a 13 de Janeiro de 2012

















































Bom dia queridos papás!


Esta semana começámos por explorar alguns jogos de encaixe com formas simples, em que o nosso objectivo foi os nossos bebés promoverem a coordenação motora e conseguir encaixar as peças dentro das caixas, desenvolvendo assim o domínio sensório-motor.


Na Terça-feira brincámos ao "1, 2, 3, empurrar", em que o bebé tentou empurrar carrinhos, sempre com a juda do adulto e sentindo o seu apoio (domínios sensório-motor, sócio-afectivo e da linguagem).


Na Quarta-feira cantámos e mimámos a canção "doidas andam as galinhas". Os bebés ouviram palavras novas e já conhecem a voz das galinhas (domínios sócio-afectivo e da linguagem).


Na Quinta-feira e Sexta-feira construímos um fantoche-galinha. Todos os bebés adoraram o contacto com o fantoche, tendo-he achado bastante graça. Cantámos canções e contámos histórias com o fantoche e, posteriormente, os bebés manipularam-no e brincaram com ele (domínio sócio-afectivo).


Além de todas estas actividades, brincámos livremente na sala com os brinquedos, alguns bebés já vão tentando gatinhar e pronunciar vários sons, já se sentam sozinhos, já experimentarm quase todas as papinhas... Pois é papás os vossos filhotes estão a crescer muito depressa...


Bom fim de semana a todos!

30 dezembro 2011

FELIZ ANO NOVO!




A Casinha brincalhona deseja a todos um bom ano novo cheio de muita saúde, amor, paz, esperança e muita felicidade!!


28 dezembro 2011

Registo Semanal - Berçário A Cegonha - 02 a 06 de Janeiro de 2012










































































Olá papás!


Esta semana além de muitos miminhos, muitas comidinhas, muitos soninhos e muitas brincadeiras (sócio-afectivo) no sentido de estimular os nossos bebés, realizámos painéis de Inverno (neve e chuva) e fizemos uma coroa de Reis, promovendo o domínio sensório-motor.


Ouvimos também músicas alusivas aos temas do Inverno e dos Reis, promovendo assim o domínio da linguagem.


Bom fim de semana a todos e para a semana há mais novidades!




Registo Semanal - Palmo e Meio - 02 a 06 de Janeiro de 2012




















































































Olá papás!

Esta semana trabalhámos os temas do Inverno e dos Reis.

É importante as crianças saberem localizar-se no tempo e no espaço, daí abordarmos estas efemérides todos os anos lectivos, promovendo a área do conhecimento do mundo.

Sendo a criança um ser que cresce e se desenvolve num ambiente social, é importante que ela se consiga adaptar aos várias contextos com que irá relacionar-se ao longo da sua vida. A partilha e o respeito pelas ideias e opiniões diferentes das suas, a sensibilização para questões de âmbito moral e ambiental, a vivências de novas experiências, tudo isto faz parte de um processo de descoberta e o conhecimento de um mundo que gira à sua volta.

Na Segunda-feira escutámos e gesticulámos algumas canções de acordo com o primeiro tema, promovendo assim a expressão musical.

De seguida, com pincéis e tintas pintámos uma paisagem de Inverno. Depois de seco, com os dedinhos fizemos bonecos de neve. No fim desenhámos gorros, chapéus... Esta actividade desenvolveu a critividade e imaginação de ca criança (expressão plástica).

À tarde foi o aniversário do Zé e comemos um bolinho muito bom de ananás.

Na Terça-feira com esponjas pintámos um céu escuro, que representava a noite. Como era uma noite fria de Inverno, cada criança, cortou cotonetes ao meio, e colou-os nas folhas negras depois de secas, representando flocos de neve. Com lápis de cera branco fizeram mais flocos de neve. Fnalmente os lápis brancos pintaram!

Na Quarta-feira os meninos crescidos realizaram simetrias, como pode ser observado nas fotografias, promovendo o domínio da matemática.

Na Quinta-feira realizámos uma sessão de expressão motora, onde fizemos cambalhotas, pinosm percursos que treinam a coordenação motora, equilíbrio e lateralidade e alguns jogos de grupo.

Hoje terminámos alguns trabalhos em atraso e pintámos um desenho dos reis magos.

Para a semana haverão mais novidades.

Bom fim de semana a todos!