17 fevereiro 2012

Registo semanal- Salas Meio Palmo e Sementinha












































































































































Papás!
Nesta semana abordámos dois temas diferentes: o Dia de S. Valentim e o Carnaval!


Para o dia de S. Valentim fizeram um coração decorado com papel de lustro vermelho, rasgado aos bocadinhos e disseram de quem é que gostavam muito.
Os papás foram os eleitos dos meninos, sendo um ou outro que disseram já ter namorada!! Como forma de embrulho, foram feitos saquinhos de papel onde os meninos carimbaram corações. Dentro dos corações foram escritos os nomes das pessoas que os meninos disseram que gostam. A prendinha ficou muito mimosa,aposto que os papás adoraram!! (expressão plástica, motora e conhecimento do mundo)


Para o carnaval, foram feitas máscaras para os meninos levarem para casa! Utilizámos as mãos dos meninos para as fazermos. Assim, colocámos tintas em ambas as mãos dos meninos e eles fizeram o decalque, das mesmas num cartão. Depois de recortadas, pela educadora, foia vez dos meninos colarem penas coloridas e limpa chaminés. Ficaram muito giras!(Expressão plástica, motora, conhecimento do mundo).

Na sexta-feira, foi o desfile de carnaval! Todos os meninos vieram mascarados com os fatos escolhidos por eles, e fomos fazer o desfile! Estavam todos lindos!

Para a semana há mais novidades!!

Bom Carnaval!

10 fevereiro 2012

Registo Semanal - Salas Sementinha e Meio Palmo - 06 a 10 de Fevereiro de 2012
































































Olá papás!

Esta semana começámos por explorar alguns instrumentos musicais, promovendo assim a expressão musical, ou seja, a capacidade que cada criança tem para reproduzir ritmos simples executados anteriormente pelo adulto.

Da parte da tarde realizámos o registo do fim de semana. Algumas crianças já realizam garatuja controlada enquanto que outras já desenham formas humanas simples (expressão plástica).

Na Terça-feira fizemos modelagem de plasticina amarela e vermelha, de modo a distinguirmos e identificarmos ambas as cores.

Na Quarta-feira foi dinamizada uma sessão de ginástica, onde as crianças correram pela sala, deram cambalhotas, andaram de gatinhas, fizemos o jogo das cadeiras, do lencinho da botica... (expressão motora).

Da parte da tarde realizámos uma ficha, onde cada criança teve que preencher as cerejas agrupadas em dois com plasticina vermelha (domínio da matemática).

Na Quinta-feira foi terminada a ficha onde cada criança teve que reconhecer e identificar o quadrado e o círculo, colorindo-os de cores distintas. E como tivemos tempo demos início a outra ficha alusiva novamente às figuras geométricas de forma a consolidar mais o tema. Cada criança rasgou vários papelinhos azuis e de seguida colou-os num quadrado grande.

Hoje, Sexta-feira cantámos algumas músicas mimadas alusivas ao dia de são valentim, de modo a introduzir o tema que irá ser abordado na próxima semana.

Bom fim de semana a todos!

Registo Semanal - Berçário A Cegonha - 06 a 10 de Fevereiro de 2012






































Olá papás!

Esta semana demos continuidade ao presentinho do dia de são valentim que vamos oferecer às pessoas que mais amamos no mundo: os nossos papás!

Além desta atividade onde nos temos empenhado bastante temos realizado vários exercícios sensório-motores, de forma a estimular os nossos bebés a se moverem e cada vez com mais autonomia.

Cantámos e mimámos novamente a música do dia de são valentim mas desta vez com lencinhos, onde os bebés, com a ajuda do adulto, moveram os lenços de acordo com o ritmo da melodia.

Brincámos muito com os brinquedos da nossa salinha e já conseguimos manipular alguns jogos de encaixe sozinhos. Os nossos bebés estão ficar mesmo crescidos!

Na próxima semana daremos início às atividades do Carnaval.

Bom fim de semana a todos!

Registo Semanal - Sala Palmo e Meio - 06 a 10 de Fevereiro de 2012









































































































































Olá papás!

Esta semana começámos por visualizar imagens alusivas às paisagens do Norte de Portugal. O objetivo era as crianças conhecerem e conseguirem identificar diferenças paisagísticas, do relevo do solo e do clima entre o sul e o norte do nosso país. Assim trabalhámos a área do conhecimento do mundo.

De seguida, realizámos um desenho sobre essas mesmas características, em que cada criança foi avaliada pela capacidade de exprimir-se através do desenho algo que viu anteriormente e se conseguiu interpretar essas mesmas imagens da forma correta (expressão plástica). É com agrado que constactei que a maioria do grupo, uns com mais ajuda por parte do adulto que outros, conseguiram finalizar a atividade com sucesso.

Na Terça-feira, visto uma das diferenças entre o sul e o norte de Portugal ser o facto de em vez de praias, no norte, termos rios, foi dinamizada "a história dos três rios". Depois de realizada a estratégia de motivação foi proposto às crianças utilizarem a técnica do berlinde para fazerem o trajeto dos três rios (expressão plástica). Todos aplicaram e dominaram esta nova técnica e o mais interessante de tudo foi que as crianças gostaram tanto da história e a pediram para ouvir tantas vezes que já conhecem o nome dos três rios mais importantes de Portugal.

Na Quarta-feira continuámos com uma das tradições mais famosas do norte de portugal e como o dia de são valentim se aproxima veio mesmo a calhar! Realizámos o lenço dos namorados e o grupo foi avaliado individualmente pela sua criatividade e capacidade grafomotora.

À tarde fizemos uma ficha acerca do tema. Recortámos vários papelinhos vermelhos, fizemos o grafismo de um coração e colámos os papéis dentro do coração.

Na Quinta-feira demos início à elaboração do presentinho para oferecer no dia de são valentim às pessoas que nós mais amamos neste planeta, os papás! Foram utilizadas diversas técnicas de expressão plástica que podem ser observadas nas fotografias. O produto final vêem na Terça-feira, porque é surpresa!

Hoje, Sexta-feira concluímos alguns trabalhos pendentes e fizemos jogos de grupo escolhidos pelas crianças.

Deixo-vos também com uma fotografia da nossa MARIA. Está linda!

Na próxima semana vão haver mais novidades.

Bom fim de semana para todos!

03 fevereiro 2012

Registo Semanal - Salas Sementinha e Meio Palmo - 30 de Janeiro a 03 de Fevereiro de 2012


























Olá papás!

Esta semana começámos por dialogar sobre o que fizemos no fim de semana e realizámos garatujas e desenhos sobre o mesmo, desenvolvendo assim a capacidade de cada criança conseguir exprimir-se através da linguagem e da expressão plástica algo por que já passou.

Na Terça-feira brincámos com balões azuis ao som de músicas infantis, avaliando a relação que cada criança tem com determinada canção e de acordo com o seu ritmo (expressões musical e corporal).

De seguida foi realizada uma ficha em que o grupo de meio palmo teve que colorir um peixe da côr azul, estimulando assim o domínio da matemática.

Na Quarta-feira os balões do dia anterior foram decorados e cada criança atribui-lhe um nome. A maioria dos meninos, como seria de esperar, deu ao seu balão o próprio nome, o que comprova, mais uma vez, o egocentrismo inerente a estas faixas etárias. A criança ainda vive muito centrada no seu mundo e no que a deixa satisfeita e feliz, não respeitando por vezes o par.

Na Quinta-feira o grupo modelou plasticina e sairam criações fantásticas, como podem imaginar!

Hoje foi realizada uma ficha que teve como objectivo as crianças reconhecerem o quadrado, pintando-o de azul.

Na próxima semana haverão mais novidades.

Bom fim de semana!

Registo Semanal - Sala Palmo e Meio - 30 de Janeiro a 03 de Fevereiro de 2012



















































Olá papás!

Na Segunda-feira fizemos o registo do fim de semana e uma ficha de grafismos mais complexos e precisos. Pretendia-se avaliar a coordenação óculo-motora de cada criança e a pressão e precisão do traço de cada uma, promovendo assim a expressão grafomotora.

Na Terça-feira vimos algumas imagens de monumentos históricos do Norte de Portugal e resolvemos elaborar o castelo de Guimarães, pois é a cidade capital europeia da cultura (área do conhecimento do mundo).

Desenhámos um castelo em cartão, fizemos uma porta e uma janela, pintámo-lo de cinzento e depois de seco pusemos as pedras no devido local (expressão plástica)! Agora já todas as crianças têm um castelo para brincar com as suas princesas e dragões encantados.

Estimulámos a capacidade da criança, a partir de um pedaço de cartão, conseguir realizar um castelo. A maioria do grupo precisou de ajuda, mas os mais crescidos já conseguiram visualizar perfeita e criativamente a forma de construirem e decorarem o seu castelo.

Acredita-se que o potencial criativo humano tenha início na infância. Quando as crianças têm as suas iniciativas criativas elogiadas e incentivadas, tendem a ser adultos ousados, propensos a agir de forma inovadora. É necessário estimular a auto-estima da criança, para que se sinta confiante nas suas criações. O ser humano passa a vida a criar e a construir, quer seja médico, professor, advogado, arquitecto... Assim, teremos de compreender a importância que a criatividade terá no Desenvolvimento Infantil, na auto-estima da criança e na Liberdade de Pensamento da Criança. Pensem nisto papás e vamos deixar as nossas crianças serem criativas, porque no futuro só quem é criativo vence no mundo do trabalho...

Na Quarta-feira foi dinamizada uma sessão de inglês "i´m driving the bus". Fizemos várias brincadeiras e jogos alusivos ao tema e, como forma de registo, pintámos um "bus".

Na Quinta-feira dinamizámos uma sessão de expressão musical, onde mimámos várias canções.

Hoje realizámos vários jogos de grupo que estimularam a nossa capacidade motora.

Na próxima semana trabalharemos o Amor, porque o dia de são valentim está a aproximar-se.

Bom fim de semana!

Registo Semanal - Berçário A Cegonha - 30 de Janeiro a 03 de Fevereiro de 2012






















































































































































































































Olá papás!


Esta semana foi dedicada ao AMOR, porque vem aí o dia dos amigos.


Na Segunda-feira escutámos uma música muito linda sobre o dia de São Valentim: "neste dia de são valentim, uma prenda tenho p´ra te dar, são todas as estrelas do céu e as ondas que há no mar.". A música tem uma melodia muito linda e tranquila que os nossos bebés adoraram. Mimámos também a canção. Este tipo de actividades estimula a criança a nível da linguagem, onde os bebés ouvem e aprendem palavras novas e a nível sócio-afectivo.


Na Terça-feira tentámos reproduzir o som dos beijinhos, mas é muito difícil, o máximo que conseguimos foi ficarmos muito babadas com os beijinhos de boca aberta dos nossos bebés. Mas foi muito divertido e amoroso!


Na Quarta-feira rasgámos papelinhos, assim aprendemos os conceitos de "rasgar" e "papel" e a trabalhar em conjunto para o mesmo fim, sentados em roda.


Na Quinta-feira, com a ajuda do adulto, o bebé colou papelinhos dentro de um coração, e assim já se vai habituando a manusear diferentes materiais de expressão plástica, proporcionando-lhe diferentes sensações através de várias texturas.


Na Sexta-feira, os bebés, com os seus dedinhos gorduchos, decoraram já uma parte do presentinho para oferecer aos papás na próxima Terça-feira.


Para a semana há mais novidades fresquinhas. Bom fim de semana!