19 abril 2013

Sala Meio Palmo de 15 a 19 de Abril de 2013


Olá Papás!!!

Esta semana foi uma semana de mudanças, pois como estamos a crescer de dia para dia existem etapas que estamos a deixar para trás e outras novas que vamos aprender e adquirir, tais como comer a papa sozinhos e ir ao bacio e tentar aos poucos e poucos deixar a fraldinha. Todos os dias praticamos um bocadinho e vamos pedir aos papás para fazerem o mesmo em casa, não esquecendo que os meninos não pedem para ir ao bacio, nós é que os temos de incentivar, porque é muito divertido. Enquanto à papinha vamos deixar -los papar sozinhos para irem praticando, ficam muito felizes porque já estão a ficar muito crescidos!

Para além destas mudanças na sala de palmo e meio também fizemos trabalhinhos na sala, digitinta verde que podem ver já exposto na nossa parede.

Como já aprendemos quatro cores vamos ver se sabemos distingui-las com o jogo “ onde está o lego da cor …… (amarela, azul, vermelho e verde)”.

Ainda fizemos um baile com canções e danças para vermos que existem várias maneiras de socializar com os nossos amiguinhos, como por exemplo fazer uma roda de grande grupo dar as mãos e cantar ou então dançar sozinhos ou ser o centro das atenções ainda dançamos a pares demos abraços e beijinhos e dissemos olá e adeus!

Pintamos flores com lápis de cera e fizemos sequências das cores amarelo, azul, vermelho e verde nas pétalas da flor.

Como estão dias muito agradáveis temos ido brincar para a rua ao final da tarde, o que também ajuda a crescer e a aprender!

Esta semana foi tudo tenham um bom fim-de-semana brinquem muito J

Até segundaJ

 

    

Registo Semanal - Sala Palmo e Meio - 15 a 19 de Abril de 2013

Olá papás!
Esta semana começámos por visualizar um pequeno filme infantil sobre o grande génio da ciência: Einstein... enfocámos o importante papel deste nome na ciência e vimos algumas das suas fotos mais famosas (área do conhecimento do mundo). A teoria da relatividade fica para mais tarde, quando os nossos meninos forem muito mais crescidos!
De seguida, de modo a não nos esquecermos facilmente da cara de Einstein, colorimos um desenho, recortámo-lo em partes e constuímos um puzle (expressão grafomotora e domínio da matemática). Os mais crescidos tinham mais peças para construir que os mais pequenos.
Na Terça-feira observámos alguns desenhos alusivos à ciência e algumas palavras associadas escritas em várias fontes e tamanhos. O objetivo deste trabalho para os pequenos era apenas identificar o nome dos objetos e os mais crescidos associar as palavras escritas de diferentes formas (linguagem oral e abordagem à escrita).
Na Quarta-feira fizemos alguns jogos com objetos da sala e manipulámos os blocos lógicos (domínio da matemática)de forma a realizarmos conjuntos de 6 (os mais pequenos de 3). De seguida fizemos uma ficha sobre o tema.
Esta semana tenho insistido também para que os meninos mais crescidos aprendam a escrever o nome corretamente e sem apoio visual (abordagem à escrita).
Na Quinta-feira dinamizámos uma sessão de expressão musical sobre as cores.
Depois manipulámos as barras numéricas. Os mais pequenos no sentido de dizerem as cores, inclusivé as claras e escuras, e os mais crecidos fazerem somas.
Ainda fizemos dois trabalhos alusivos às cores e aos tamanhos. Primeiro pintámos com pincel e muita tinta apenas uma metade da folha e no fim dobrámo-la e verificámos que o desenho na outra metade tinha ficado imprimido e era igual. Depois de as crianças perceberem as simetrias existentes nos dois desenhos, fizeram um trabalho em que tiveram que colar simetricamente barrinhas de diferentes cores e tamanhos à outra metade  da folha.
Na próxima semana abordaremos o tema das queridas mamãs!
Bom fim de semana a todos e boa praia!

12 abril 2013

Sala Meio Palmo de 8 a 12 de abril de 2013


Olá Papás!!!

Durante esta semana na escolinha continuamos a trabalhar a cor verde mas desta vez com plasticina, fizemos bolinhas e pauzinhos é muito bom trabalhar com este material porque é molinho e ajuda a desenvolver as nossas destrezas manuais.

Fomos para o jardim brincar mas também tivemos uma missão, pois é aqui “aprendemos a brincar”, procurar todas as bolas da cor verde e meter no saco, estas estavam escondidas por todo o lado mas nem sempre acertamos na cor.

Esta semana temos uma novidade já bebemos leitinho com chocolate pelo copo, sim papás estamos a ficar muito crescidos!!! Em casa também queremos beber pelo copo J

Como durante esta semana esteve solinho passamos muito tempo no nosso recreio a brincar com os nossos colegas, também faz parte do crescimento, aprender a dividir o espaço exterior e a conviver de outras formas e com outros materiais.

Tivemos ainda o aniversário do nosso amiguinho Miguel Duarte, cantamos os parabéns e comemos bolinho estava muito bom!!! Demos um beijinho e um abracinho ao Miguel e desejamos um feliz aniversário J

Por esta semana é tudo tenham um bom fim de semana e até segunda!!!  J

Registo Semanal - Berçário - 08 a 12 de Abril de 2013

Olá papás!
Na Segunda-feira o adulto colocou-se em frente às crianças e realizou uma série de ações para que as crianças o imitassem (área da expressão e comunicação - expressão motora).
Na Terça-feira nomeámos várias partes da cara e tocámo-las com o indicador. De seguida pedimos à criança que fizesse o mesmo (área da formação pessoal e social - o corpo e a própria imagem).
Na Quarta-feira cantámos músicas infantis acompanhadas por gestos e tentámos que as crianças nos imitassem (área da expressão e comunicação - expressões musical e corporal).
Na Quinta-feira demos às crianças histórias com imagens, adequadas à sua faixa etária, para que elas as manipulassem livremente (área da expressão e comunicação - linguagem oral).
Hoje brincámos com fantoches (demos abraços, beijinhos no fundo aprendemos a ser amigos - área da formação pessoal e social).
Até para a semana e aproveitem o solinho da Primavera para passearem com os vossos filhotes!

Registo Semanal - Sala Palmo e Meio - 08 a 12 de Abril de 2013

Olá papás!
Esta semana começámos por visualizar um filme na parede tal e qual como se tivessemos no planetário. Vimos constelações, as luas, os planetas e o espaço que seria muito escuro sem as estrelinhas cintilantes (área do conhecimento do mundo).
Depois de já termos aprendido o conceito microscópio, aprendemos agora que para ver o espaço é necessário um telescópio.
Assim decidimos construir um de faz de conta para nós sermos pequenos cientistas na nossa salinha e vermos as estrelas e a lua sempre que quisermos.
Espreitámos também num telescópio de verdade mas como era de dia e a luz do sol é a mais forte de todas no espaço, não conseguimos ver nada.
Na Terça-feira fizemos uma ficha que desenvolveu a nossa capcidade grafomotora... Picámos o rasto de uma estrela cadente e colorimos com rolo o mesmo.
Na Quarta-feira vimos uma enciclopédia alusiva aos astros e depois de um diálogo bastante interessante sobre as nossas visualizações (área da formação pessoal e social), realizámos um desenho (expressão plástica). Os nossos meninos crescidos cada vez mais realizam graficamente melhor os seus pensamentos.
Na Quinta-feira dinamizámos uma música alusiva ao tema. De seguida manipulámos as barras numéricas e mais uma vez abordámos as somas. Por fim realizámos uma ficha alusiva ao tema (domínio da matemática).
Hoje aproveitámos o sol para brincar no espaço exterior e fizemos a nossa sessão de ginástica para esticarmos o esqueleto!
Na próxima semana continuaremos a abordar o tema da ciência.
Bom fim de semana a todos! 

05 abril 2013

Sala Meio Palmo de 1 a 5 de Abril 2013


Olá  Papás!!!

Esta semana na nossa escolinha fizemos brincadeiras de roda onde aprendemos a emprestar e a dividir os brinquedos com nossos amigos e palavras de agradecimentos (obrigada e se faz favor) assim estamos a desenvolver a parte sociocultural.

Cantámos músicas de roda e fizemos os gestinhos, no fim batiamos palminhas. Escolhemos as músicas (olha a bola Manel, eu vi um sapo, atirei o pau ao gato, a loja do mestre André, entre outras).

Ainda aprendemos uma nova cor, desta vez foi a cor verde. Colamos papelinhos verdes nas asas da borboleta e depois pintámos com o dedo indicador o corpo da borboleta e dedadas a volta das asas para ficarem lindas.

No final da semana depois de todos os meninos acabarem as borboletas ouvimos a história “ A borboleta Verdinha o sol e os pingos de chuva”, com imagens feitas por nós. A borboleta Verdinha estava triste porque chegou a primavera mas não havia sol para ela brincar nas flores do jardim, só havia pingos de chuva. Então a borboleta Verdinha ficou à janela da sua casinha a chorar. Lembrou-se então de pedir as fadinhas para que elas puxassem o sol que estava escondido atrás das nuvens para ela poder ir brincar no jardim. As fadinhas disseram à Verdinha que o sol só vinha se ela se portasse bem e arrumasse a casinha. E assim foi, ela arrumou os brinquedos nas caixinhas e deixou tudo a brilhar e sabem quem espreitou pela janela? O sol!!!

Como nós esta semana também nos portamos bem  o sol veio espreitar a casinha brincalhona e nós fomos brincar para o nosso jardim com os nossos amigos.

Não se esqueçam de espreitar os nossos trabalhinhos.

Bom fim de semana e até segunda feira!!! J

Registo Semanal - Berçário - 01 a 05 de Abril de 2013

Olá papás!
Começámos a semana por realizar uma árvore da Primavera, em que cada criança teve a oportunidade de explorar diferentes técnicas e materiais de expressão plástica.
Na Terça-feira cantámos músicas de roda e fizemos os gestos das músicas (expressão musical e corporal).
Na Quarta-feira estimulámos os nossos bebés a caminhar, gatinhar e rastejar realizando várias brincadeiras nesse sentido (expressão motora). À medida que passámos por determinados objetos ou equipamento, nomeámo-los (linguagem oral).
Na Quinta-feira explorámos os sons das maracas e hoje brincámos com bolas, em que o adulto lançava a bola e a criança teria de alcançá-la.
Na próxima semana haverão mais novidades.
Bom fim de semana a todos!

Registo Semanal - Sala Palmo e Meio - 01 a 05 de Abril de 2013

Olá papás!
Como dia 1 de Abril, Segunda-feira, foi o dia das mentiras, decidi começar a semana dinamizando uma história sobre o tema “o Pinóquio” (área da expressão e comunicação – área da linguagem oral).
 Dialogámos sobre a importância de dizer sempre a verdade em detrimento da mentira, tirámos as nossas conclusões e avaliámos a moral da história (área da formação pessoal e social). De seguida registámos, através da capacidade de exprimir para o papel as nossas opiniões e visões, o que foi anteriormente abordado (área da expressão e comunicação – expressão plástica).
Na Terça-feira, dando continuidade ao nosso projeto, concretamente ao tema dos micróbios, conversámos um pouco sobre os cuidados a ter a nível da higiene e saúde para os evitar e realizámos uma ficha em que tivemos que ligar os objetos de higiene às respetivas ações (área do conhecimento do mundo).
Na Quarta-feira fizemos um jogo, que consistiu em uma adaptação do jogo do “berlinde”. Então pintámos caras feias em tampinhas de garrafas de plástico de água, colocámo-las no chão e depois lançando um berlinde grande (glóbulo branco) tentámos eliminar os “micróbios” (área da expressão e comunicação – expressão dramática).
Na Quinta-feira visualizámos um dvd na tela grande em que cantámos e dançámos algumas músicas muito divertidas (expressão musical e corporal).
Manipulámos também os blocos lógicos de maneira a criar simetrias e fizemos uma ficha sobre o tema, em que as crianças mais pequenas teriam de pintar a outra metade de uma borboleta das mesmas cores e os crescidos tiveram mesmo de desenhar a outra metade da borleta (domínio da matemática).
Hoje Sexta-feira foi a sessão de ginástica em que realizámos vários exercícios que desenvolveram a nossa destreza física (expressão motora).
Durante o fim de semana vejam as estrelinhas do céu com os vossos filhotes porque na próxima semana o tema a abordar será o telescópio.
Bom fim de semana a todos!