26 outubro 2012

Registo Semanal - Berçário A Cegonha - 22 a 26 de Outubro de 2012













Olá papás!
Na Segunda-feira colocámos o bebé em cima do tapete, pegámos-lhe nas mãos e fizemos com que se tocasse a si próprio em várias partes do corpo, nomeando em voz alta. Assim o bebé iniciou a formação do seu esquema corporal, explorando a área da formação pessoal e social - o corpo e a própria imagem.
Na Terça-feira cantámos várias canções infantis e pegámos nas mãos dos bebés realizando movimentos no ar, estimulando o gosto pela música e promovendo a área da expressão e comunicação - expressão musical.
Na Quarta-feira desenvolvemos a exploração de brinquedos e experimentamos as suas diversas possibilidades de ação, abordando a área do conhecimento do mundo - os objetos. Demos à criança um brinquedo de plástico rígido e ajudámo-la a experimentar. Cada uma das ações foi primeiro feita pelo adulto, pegando nas mãos da criança, tentando entusiasmá-la a fazê-lo sozinha.
Na Quinta-feira acariciámos a cara do bebé com diferentes texturas (algodão, pincel, fralda de pano, papel de seda...) para que este comece a perceber o toque na sua cara, combinando texturas duras e moles. Nesta atividade houve uma estimulação tátil da pele da cara, abordando assim já alguns conceitos de grandezas matemáticas como o duro e o mole.
Hoje trabalhámos a competência reconhecer-se a si próprio e procurar a partir do som o adulto com os olhos (área da formação pessoal e social - os primeiros grupos sociais). O jogo consistiu em o adulto esconder-se atrás de uma parede, porta ou móvel e chamar cada criança pelo nome, observando se esta girava a cabeça com  a intenção de o procurar.
Na próxima semana haverão mais novidades. Bom fim de semana!

Registo Semanal - Sala 1 ano - 22 a 26 de Outubro de 2012











 
 




 
Olá papás!
Esta semana tentámos ir um pouco mais além no desenvolvimento da autononia de cada criança e tentámos incentivar a descalçar e calçar sozinho, promovendo assim a área da formação pessoal e social (a atividade e a vida quotidiana).
Ao longo da semana temos vindo a trabalhar o tema do Outono.
Começámos por mostrar um par de galochas, explicando que quando chove elas protegem os nossos pezinhos (área do conhecimento do mundo - os objetos) e esponjámos umas galochas com tinta azul em tamanho A4. Assim trabalhámos a área da expressão e comunicação (expressão plástica).
Cantámos a canção "a chuva cai cai na cabeça, olhos..." e apontámos e gesticulamos (expressão musical e coporal).
Numa ficha e com os dedinhos pintados de azul fizemos gotinhas de chuva e pintámos as nuvens da mesma cor com lápis de cera. Pintámos também folhinhas de Outono utilizando a mesma técnica de expressão plástica, para que a criança vá sabendo utilizar o lápis, fazer adequadamente a pinça e ter pressão no traço.
E hoje foi a sessão de ginástica de que tanto gostamos!
A par de todas estas atividades que estimulam o desenvolvimento global de cada criança, os nossos bebés brincaram muito e levaram muitos miminhos, comeram e fizeram "ó-ó"!
Na próxima semana haverão mias novidades. Bom fim de semana!

Registo Semanal - Sala Palmo e Meio - 22 a 26 de Outubro de 2012


 











 
 
Olá papás!
Iniciamos a semana com a audição de um poema sobre o nosso planeta: "a Terra é assim". Este falava sobre os continentes verdes, as árvores que nos dão oxigénio e nos permitem respirar e viver, e sobre a imensa água que existe e nos permite também a vida neste maravilhoso planeta. É também o único planeta onde existem animais e pessoas.
Este poema foi a estratégia de motivação para passarmos à próxima atividade, em que cada criança coloriu o planeta Terra com as cores reais. Foi abordada a área do conhecimento do mundo e a área da expressão e comunicação (linguagem oral e expressão plástica). A nível da plástica a criança foi avaliada por ter consciência das cores reais das coisas, o colorir dentro do traço e ter pressão no traço.
À tarde fizemos alguns jogos abordando o conceito número 1 e as crianças mais novas pintaram com pincel e com tinta verde o mesmo número em tamanho A4.
Na Terça-feira abordamos a quantidade 2, em que o grupo além de a identificar teve também de realizar o contorno do dito algarismo. Comecei por desenhar dois planetas no quadro de ardósia e contá-los. Mostrei as minhas mãos e contei-as e pedi que as crianças fizessem o mesmo. Diante do espelho vimos que temos duas orelhas, duas pernas, dois pés, dois olhos (...). Caminhámos pela sala marchando e dizendo "um-dois, um-dois". Ao som da pandeireta as crianças dançaram e ao parar teriam de ficar dois a dois dentro dos arcos. Escrevi o número 2 no chão e todos percorreram o seu contorno e passámos por cima com o dedo e depois com giz no quadro. Reforçámos ainda mais este conceito com brinquedos e blocos lógicos, em que cada criança teria de ter duas peças. Por fim realizámos uma ficha, em que os crescidos realizaram os contornos sozinhos e os mais pequenos com ajuda do grafismo e alguns com tinta de dedos. Estas atividades promoveram a área da expressão e comunicação (domínio da matemática e grafomotor).
Na Quarta-feira realizamos e organizamos trajetos e todos participaram na resolução de tarefas e atividades, abordando assim a área da formação pessoal e social.
Coloquei no centro da sala um monte de cordas e um a um apanharam uma corda e fizeram um caminho que os levasse até à área que mais gostam. Depois de fazerem os caminhos, percorreram os trajetos. Fiz alguns labirintos simples com giz no chão e ajudei as crianças a ultrapassá-los. Cada trajeto correto implicaria a obtenção de um brinquedo. Fizemos ainda caminhos com peças de construção que iam para diferentes lugares da sala. Por fim realizámos uma ficha sobre este tema.
Na Quinta-feira demos início às atividades do Haloween, em que pintámos com pincel de cor preta os chapéus de aranha (expressão plástica). Aproveitámos também para acabar trabalhos pendentes e os mais crescidos fizeram fichas muito difíceis (expressão grafomotora e domínio da matemática)!
Hoje fizemos ginástica e jogos de grupo - área da expressão e comunicação (expressão motora).
Bom fim de semana a todos!
 
Educadora de Infância Rita Almeida

19 outubro 2012

Registo Semanal - Sala Palmo e Meio - 15 a 19 de Outubro de 2012









Olá papás!
Esta semana começámos por visualizar um filme sobre o sistema solar, onde aprendemos as características principais dos planetas. Descobrimos que alguns planetas têm anéis e o planeta Júpiter é o maior de todos os planetas e o plutão o mais pequenino (área do conhecimento do mundo).
Assim, fizemos vários jogos estabelecendo comparações entre objetos em função do tamanho (grande-pequeno) e vivenciámos com o corpo este aspeto, promovendo a área da expressão e comunicação: expressão corporal e domínio da matemática.
Por fim, realizámos uma ficha em que utilizámos o pontilhismo para colorir o planeta maior (expressão plástica).
Na Terça-feira, de modo a sabermos apontar o planeta mais perto (quente - vermelho) e o planeta mais longe (frio - azul) do sistema solar, fizemos vários jogos em que vivenciámos essas situações espaciais e explorámo-las (área da expressão corporal).
Realizámos também uma ficha alusiva ao tema, em que colorimos o planeta mais perto do sol de vermelho (por ser uma cor quente) e de azul o planeta mais longe (por ser uma cor fria) - área do conhecimento do mundo, domínio da matemática e expressão plástica.
Na Quarta-feira distinguimos o preto em várias situações e objetos e de seguida realizámos um trabalho de expressão plástica, em que utilizámos uma nova técnica. Utilizámos um borrifador com tinta preta para colorir o espaço, tapando com prato e copos o planeta, o sol e a lua.
No dia seguinte colorimos com giz o sol de amarelo e o planeta da nossa cor preferida.
Hoje realizámos uma sessão de expressão motora, em que nos exprimimos através da dança e jogámos vários jogos de grupo respeitando as regras e o outro.
Na próxima semana haverão mais novidades, especialmente sobre o único planeta onde existe vida, o nosso planeta Terra. Bom fim de semana a todos! 

Registo Semanal - Sala 1 ano - 15 a 19 de Outubro de 2012















Olá papás!
Na Segunda-feira cantámos a "Quinta do Tio Manel", acompanhada de fantoches e animais, em que as crianças imitaram os sons e os movimentos dos mesmos. Esta atividade promoveu a área da formação pessoal e social: expressão musical e corporal.
Na terça-feira nomeámos e apontámos as folhas e as flores de uma planta, falámos sobre os cuidados a ter com a mesma e plantámos feijões - área do conhecimento do mundo (animais e plantas). Esta atividade desenvolve o hábito de cuidar as plantas e o meio ambiente.
Na Quarta-feira apontámos com o dedo as partes da cara numa boneca e colámos olhinhos e fizemos bocas numa boneca desenhada - área da formação pessoal e social (conhecimento do corpo e a própria imagem).
Na Quinta-feira fizemos uma pintura com pincel, de modo a sabermos manipular este material de expressão plástica.
Hoje fizemos uma sessão de ginástica, em que as crianças deram voltas, subiram e desceram, gatinharam, rastejaram, passaram dentro do túnel, etc., tendo como principal objetivo desenvolver o equilíbrio dinâmico. 
Na próxima semana haverão mais novidades. Bom fim de semana a todos!