17 agosto 2012

Registo Semanal - 13 a 17 de Agosto de 2012

Olá papás!
De modo a, em casa, darem continuidade aos jogos que fomos realizando ao longo desta semana, deixo-vos com um artigo retirado da internet acerca de alguns jogos tradicionais que são possíveis de realizar sem gastar dinheiro e que nos relembra a nossa infância.

"1. O Rei Manda

Este jogo é excelente para a família jogar toda junta, pois quanto mais participantes, melhor. Num espaço que tenha parede, ou apenas com um risco desenhado no chão, o rei eleito coloca-se de costas para a parede ou risco e os restantes participantes colocam-se, lado a lado, à sua frente, a uma distância de cerca de 10 ou mais passos.

A função do rei é dar ordens que podem variar bastante. Os outros participantes cumprem essas ordens, tentando aproximar-se da parede ou risco onde está o rei. Quem conseguir chegar à parede ou ao risco em primeiro lugar, será o novo rei.

Ao dar as ordens, o rei deve começar por dizer, “O rei manda...:”. Por exemplo pode dizer: “O rei manda...dar dois saltos para a frente ou um salto de gigante para o lado esquerdo, saltar a pé coxinho para o lado direito, dizer o nome em voz alta, rodopiar 5 vezes”, etc. Mais tarde ou mais cedo alguém chegará ao pé do rei e tomará o seu lugar.

2. Berlindes

O objetivo é meter os berlindes nas covas. Fazem-se 3 covas no chão. Cada jogador lança o seu berlinde. Quem conseguir chegar mais longe é quem começa o jogo. O jogo tem como objetivo meter berlindes nos 3 buracos, empurrando-os com os dedos. Quando se consegue chegar à última cova faz-se o percurso no sentido oposto. À medida que os jogadores vão conseguindo estas etapas, ficam com o direito de tentar acertar nos berlindes dos outros jogadores, também utilizando a técnica de os empurrar com os dedos no chão. Quando acertam, ganham os berlindes em que acertam.

3. Macaca

Desenha-se a macaca no chão (um T duplo feito em quadrados) com um giz. Numeram-se as casas até 8. A casa 7/8 é o chamado céu. Com um pequeno objeto que dê para atirar, a primeira pessoa atira-o para dentro da casa número 1. Tem de acertar dentro da casa, se não acertar no espaço delineado ou sair fora deste, deverá passar a vez à pessoa seguinte. Se o objeto ficar dentro da casa, terá de fazer todo o percurso ao pé-coxinho para o apanhar. Deverá saltar sobre a casa onde está o objeto até às casas 7/8, aí salta, rodando no ar, sobre si mesmo pousando os pés nas mesmas casas. De seguida reinicia-se o percurso inverso até chegar à casa anterior à do objeto, apanhando-o, equilibrando-se apenas num pé. Se conseguir fazer todo o percurso desta forma, então começa de novo atirando o objeto para a casa seguinte. Se falhar, passa ao participante seguinte e na próxima jogada começa na casa onde parou.

4. Pião

Terá de comprar o pião e cordel, e ainda que no passado este tenha sido um jogo maioritariamente de meninos, nada diz que as meninas não o achem divertido. Depois de comprar o pião que vem acompanhado com um cordel, toca a jogar, e para isso é necessário definir as regras. Pode fazer uma competição de acordo com um certo tempo fixo, ou uma prova em que o pião deve tocar nos piões dos restantes jogadores e projetá-los para fora de um círculo desenhado no chão. O pião depois de lançado deverá continuar por si só a girar, considerando-se fora de prova os piões que saírem desse círculo. Depois de definir as regras está na hora de lançar o pião: segure com uma mão o cordel enrolado na ponta do pião e lance-o, fazendo-o girar no chão.

5. Corrida de sacos

A corrida de sacos é um jogo muito simples e divertido, mas que requer alguma agilidade física. São necessários sacos de altura pela cintura (podem ser sacos do lixo). Metam-se nos sacos e depois é só fazer uma corrida de saltos dentro deles. Quem chegar primeiro à meta ganha. É importante que segurem o saco com ambas as mãos, sem saírem do saco durante a corrida.

6. Cabra-cega

Para jogar o jogo da cabra-cega é necessário fazê-lo num local livre de objetos que possam magoar as crianças, pois implica andar vendado à procura de outras pessoas num espaço limitado. O participante que estiver vendado é a “cabra-cega” e tem de encontrar as pessoas ao seu lado e identificá-las pelo tato. À volta da cabra-cega, os outros participantes tocam-lhe e brincam dizendo “cabra-cega”, mas sempre sem que quem está vendado consiga perceber quem é que está a tocar-lhe e de forma a não o conseguir apanhar. Quando um dos participantes é apanhado pela “cabra-cega” não pode falar, pois deve ser identificado pelo tato. Se conseguir ser identificado, então essa pessoa passa a ser a cabra-cega e começa tudo de novo.

7. Apanha de maçãs

Um jogo animado, ótimo para uma tarde de Verão. Num recipiente largo não muito alto e cheio de água coloque diversas maçãs a boiar. De seguida o participante vendado, e sem a ajuda das mãos, terá de conseguir apanhar o maior número de maçãs com a boca. Quem conseguir apanhar mais maçãs ganha o jogo. No final podem sempre utilizar as maçãs para fazer uma tarte fresquinha para o lanche.

8. Dança das cadeiras

Mais um jogo simples que as crianças adoram. Com um número inferior (uma a menos) de cadeiras ao número de participantes faça uma roda, com os assentos das cadeiras voltados para fora. Depois é só colocar música a tocar, tendo os participantes de andar à volta das cadeiras a dançar. Quando o som for desligado, têm de se sentar nas cadeiras disponíveis, ficando sempre um participante de fora – o número de cadeiras é inferior ao dos participantes. Cada vez que a música para, fica um fora da brincadeira. Antes de a música voltar a tocar, deverá retirar uma cadeira. Quem terminar sentado na última cadeira ganha o jogo.

9. Forca

Este é um jogo ótimo para um dia que decida ficar em casa. Para jogar à forca, basta papel e caneta, e … saber escrever. Um dos participantes desenha uma forca e escolhe uma palavra em segredo. De seguida risca no mesmo papel um traço por cada letra da palavra, para que à medida que a outra pessoa adivinhe as letras estas se vão preenchendo. A outra pessoa deve adivinhar as letras, começando por sugerir uma letra possível. Se essa letra pertencer à palavra secreta, deve-se colocar nos traços respetivos da palavra, se essa letra não constar na palavra então deve-se desenhar uma parte do corpo na forca: cabeça, pescoço, corpo, um braço, outro braço, assim por diante até o desenho ficar completo e é "enforcado". Depois passa a vez à outra pessoa. Se adivinhar antes de ser “enforcado” ganha o jogo.

10. Jogo do galo

Outro jogo divertido que apenas necessita de usar papel e caneta, sendo ótimo para jogar a dois. Em opção também se pode usar o jogo em tabuleiro. Se não tiver o tabuleiro e as peças respetivas, num papel, desenhe uma matriz de três linhas por três colunas. Dois jogadores escolhem cada um uma marcação: geralmente um círculo (O) e um xis (X). Os jogadores jogam alternadamente, uma marcação por vez, num espaço que esteja vazio. O objetivo é conseguir três círculos ou três xis em linha, quer horizontal, vertical ou diagonal e ao mesmo tempo, quando possível, impedir o adversário de ganhar na próxima jogada. Quando um jogador conquistar o objetivo, costuma-se riscar os três símbolos em linha."


Agora que vos avivei a memória toca a jogar com os vossos filhotes! Vai ser super divertido!
Bom fim de semana a todos!

10 agosto 2012

Registo Semanal - 06 a 10 de Agosto de 2012





















Olá papás, esta semana BRINCÁMOS muito. Visto ser Verão e para sentrimos que estamos de férias, temos passado a maior parte do tempo a fazer o que mais gostamos: jogos de grupo, desenhar, fazer plasticina, ver um filmezinho, dançar e BRINCAR nas áreas da nossa sala.
Deixo-vos com um artigo, retirado da internet, que vos levará a refletir sobre a importância do BRINCAR na educação infantil.
"A criança aprende enquanto brinca. De alguma forma a brincadeira se faz presente e acrescenta elementos indispensáveis ao relacionamento com outras pessoas. Assim, a criança estabelece com os jogos e as brincadeiras uma relação natural e consegue extravasar suas tristezas e alegrias, angústias, entusiasmos, passividades e agressividades, é por meio da brincadeira que a criança envolve-se no jogo e partilha com o outro, se conhece e conhece o outro.
Além da interação que a brincadeira, o brinquedo e o jogo proporcionam, são fundamentais como mecanismo para desenvolver a memória, a linguagem, a atenção, a percepção, a criatividade e habilidade para melhor desenvolver a aprendizagem. Brincando e jogando a criança terá oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis na sua futura atuação profissional, tais como atenção, afetividade, o hábito de concentrar-se, dentre outras habilidades. Nessa perspectiva, as brincadeiras, os brinquedos e os jogos vêm contribuir significamente para o importante desenvolvimento das estruturas psicológicas e cognitivas do aluno.
Vemos que a ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade, mas principalmente na infância, na qual ela deve ser vivenciada, não apenas como diversão, mas com objetivo de desenvolver as potencialidades da criança, visto que o conhecimento é construído pelas relações inter-pessoais e trocas recíprocas que se estabelecem durante toda a formação integral da criança.
Portanto, a introdução de jogos e atividades lúdicas no cotidiano escolar é muito importante, devido à influencia que os mesmos exercem frente aos alunos, pois quando eles estão envolvidos emocionalmente na ação, torna-se mais fácil e dinâmico o processo de ensino e aprendizagem.
Conclui-se que o aspecto lúdico voltado para as crianças facilita a aprendizagem e o desenvolvimento integral nos aspectos físico, social, cultural, afetivo e cognitivo. Enfim, desenvolve o indivíduo como um todo, sendo assim, a educação infantil deve considerar o lúdico como parceiro e utilizá-lo amplamente para atuar no desenvolvimento e na aprendizagem da criança."
Desejo-vos um bom fim de semana!

03 agosto 2012

Registo semanal - 30 de Julho a 03 de Agosto de 2012

Olá papás, deixo-vos com algumas das fotografias desta semana.


































Desejo-vos um fim de semana cheio de calor e muita praia!